Azia na gravidez: causas, sintomas e formas de alívio

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A azia na gravidez é uma queixa comum entre gestantes, afetando até 80% das mulheres em algum momento durante a gestação. Este desconforto digestivo pode ser particularmente incômodo, mas existem maneiras eficazes de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida durante o período gestacional.

Neste artigo você vai ver:

• Quando começa a dar azia na gravidez?

• Qual o motivo de tanta azia?

• O que fazer para aliviar a azia na Gravidez?

• O que fazer para cortar a azia?

Quando começa a dar azia na gravidez?

A azia na gravidez pode começar em qualquer momento, mas é mais comum a partir do segundo trimestre. A principal causa é o aumento dos níveis de progesterona, um hormônio que relaxa os músculos lisos do corpo, incluindo a válvula esofágica inferior. Esta válvula, que normalmente impede que o ácido do estômago suba para o esôfago, pode relaxar e permitir o refluxo ácido, resultando na sensação de queimação conhecida como azia.

Qual o motivo de tanta azia?

O motivo de tanta azia na gravidez está relacionado a mudanças hormonais e físicas. Além do aumento da progesterona, o crescimento do útero exerce pressão sobre o estômago, empurrando o conteúdo gástrico para cima. Essa combinação de fatores cria um ambiente propício para o refluxo ácido.

Outros fatores que podem contribuir para a azia na gravidez incluem:

1. Alimentação: Certos alimentos como frituras, comidas apimentadas, cítricas e bebidas com cafeína podem desencadear a azia.

2. Postura: Deitar-se imediatamente após comer pode facilitar o refluxo ácido.

3. Ganho de Peso: O aumento de peso durante a gravidez pode aumentar a pressão sobre o estômago.

O que fazer para aliviar a azia na Gravidez?

Para as mamães que sofrem com essa condição e se perguntam “como aliviar azia na gravidez imediatamente”,  existem várias estratégias que podem ajudar. Aqui estão algumas dicas eficazes:

1. Pequenas Refeições Frequentes: Em vez de fazer três grandes refeições por dia, opte por várias refeições menores. Isso reduz a pressão no estômago e diminui a probabilidade de refluxo ácido.

2. Evitar Alimentos Desencadeantes: Identifique e evite alimentos que causam azia. Comidas gordurosas, picantes, ácidas e bebidas com cafeína são alguns dos culpados comuns.

3. Manter-se Hidratada: Beber água regularmente ajuda a diluir o ácido no estômago. No entanto, evite beber grandes quantidades de líquido durante as refeições, pois isso pode piorar a azia.

4. Não Deitar-se Após Comer: Espere pelo menos duas a três horas após uma refeição antes de se deitar. Isso dá tempo para a digestão e reduz o risco de refluxo ácido.

5. Dormir com a Cabeceira Elevada: Elevar a cabeceira da cama pode ajudar a prevenir o refluxo ácido durante a noite.

6. Usar Roupas Confortáveis: Roupas apertadas podem pressionar o estômago e piorar a azia.

Como aliviar a azia na gravidez imediatamente?

Para um alívio imediato da azia na gravidez, considere as seguintes opções:

1. Gomas de Mascar: Mascar goma aumenta a produção de saliva, o que pode neutralizar o ácido no esôfago.

2. Leite ou Iogurte: Produtos lácteos podem temporariamente aliviar a azia, pois ajudam a neutralizar o ácido estomacal.

3. Antiácidos: Consulte seu médico sobre o uso seguro de antiácidos. Alguns antiácidos são considerados seguros durante a gravidez e podem fornecer alívio rápido.

O que fazer para cortar a azia?

Para cortar a azia na gravidez de forma eficaz, é importante adotar uma abordagem preventiva e manter um estilo de vida saudável. Aqui estão algumas recomendações adicionais:

1. Manter um Diário Alimentar: Anote os alimentos e bebidas que consome e observe quando ocorre a azia. Isso pode ajudá-la a identificar e evitar os gatilhos.

2. Controle do Peso: Mantenha um ganho de peso saudável durante a gravidez. O excesso de peso pode aumentar a pressão sobre o estômago e agravar a azia.

3. Gerenciar o Estresse: O estresse pode piorar a azia. Pratique técnicas de relaxamento, como ioga, meditação ou caminhadas tranquilas.

4. Consultar um Profissional de Saúde: Se a azia persistir ou for severa, converse com seu médico. Eles podem recomendar tratamentos seguros e eficazes, como medicamentos prescritos.

A azia na gravidez é um desconforto comum, mas compreendendo suas causas e adotando medidas preventivas, é possível aliviar os sintomas e desfrutar de uma gestação mais tranquila. Se você se perguntar "O que é bom para azia na gravidez?" ou "Como aliviar azia na gravidez imediatamente?", lembre-se das dicas mencionadas neste artigo.

Tomar algumas medidas como adotar hábitos alimentares saudáveis, evitar alimentos desencadeantes e manter uma postura correta são passos fundamentais para minimizar a azia na gravidez. Se necessário, não hesite em procurar orientação médica para encontrar o tratamento mais adequado para você.

E então? Esse conteúdo fez sentido para você? Compartilhe com outros pais que queiram saber mais detalhes sobre a azia na gravidez. Aproveite para acompanhar outros conteúdos do nosso blog.